segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bandagem Funcional para Disfunção Escapular

Eu já abordei um tema sobre a síndrome do impacto, que eu a explicava através de uma disfunção escapular, a síndrome de rotação inferior da escápula. Essa disfunção se deve ao alongamento excessivo/fraqueza do músculo Trapézio feixe descendente, em manter a escápula na sua posição adequada.  

Hoje eu vou escrever sobre uma abordagem para facilitar o nosso trabalho. A bandagem funcional, especificamente a utilizada no tratamento desta disfunção escapular. 

Eu vou explicar aqui o necessário para esta disfunção. O objetivo não é dar um curso online de bandagem funcional !

No artigo, que utilizei como referência, eu achei a imagem abaixo.  Ela demonstra a rotação inferior escapular, bem comum em nossa prática clinica quando atendemos disfunções escapulares. Essa rotação inferior diminui o espaço subacromial, gerando as síndromes do impacto.

 Observa-se ângulo inferior da escápula mais próximo aos processos espinhosos e o acrômio projetado mais inferior (sempre comparando com o lado não sintomático).
A bandagem auxilia na manutenção da posição de repouso escapular, mantendo a escápula numa posição mais perto do padrão considerado de “normalidade”, diminuindo o estresse nos tecidos moles e articulações.

As complicações referentes a esta síndrome foram abordadas no post comentado acima.

Primeiramente são colocadas as tiras para proteger a pele e dar melhor fixação a bandagem. 
Como o ângulo escapular é de 20º e a escápula não realiza movimentos em apenas um eixo, a rotação inferior comumente se apresenta com inclinação anterior, devido o encurtamento do m. peitoral menor, o paciente apresenta o descolamento do ângulo inferior da escápula da caixa torácica. Por isso são 2 tiras, uma mais vertical e outra mais obliqua, realizando a correção nos 2 sentidos, rotação e inclinação.
Por enquanto o fisioterapeuta apenas coloca as fitas de proteção. Sem correção, sem tensão. 


Observe que a correção realizada para colar a bandagem (C, D ) é a mesma realizada como teste diagnóstico da síndrome de rotação inferior, o posicionamento passivo em rotação superior e inclinação posterior da escápula. O teste foi comentando por mim no outro post sobre disfunção escapular.

Posição Final

O artigo de onde retirei as imagens é um estudo de caso. O autor apresenta os dados encontrados na avaliação do paciente, como o teste de força muscular.
Lembrando a bandagem funcional é uma técnica que serve para auxiliar a reabilitação do paciente, é importante prescreve um programa de tratamento abrangendo outras técnicas manuais relevantes, assim como exercícios e alongamentos específicos para este paciente.  


Uma observação: o autor utiliza o termo abdução para especificar a rotação superior da escápula e rotação para especificar a inclinação anterior. É apenas uma outra terminologia, que utiliza também protração ao invés de abdução da escápula. 


Referências:

http://www.4shared.com/document/e2AzY2CN/Scapular_Taping_in_the_Treatme.html?

http://www.4shared.com/document/0TB49MeQ/Scapula_Taping_-_Shoulder_Impi.html

Gostaria de agradecer a todos que estão visitando o blog, fiquem a vontade para comentar e para seguir o blog !!

Obrigado ! 

0 comentários:

Postar um comentário

Ft. Gabriel Basto Fernandes. Tecnologia do Blogger.